Maquiagem

Você sabia? Um pouco da história da maquiagem…

Naqueles tempos…

Você sabia que a história da maquiagem inicia-se no período paleolítico. Quando o homem começava a se reunir em grupos, fixando-se na terra, ficando mais sedentário e que com isso surgiram os primeiros sinais da vaidade no homem.

E que segundo alguns historiadores, a história da maquiagem tem origem no Antigo Egito, onde os olhos eram pintados em sinal de respeito ao deus Rá (deus do sol). Os Faraós também eram grandes adeptos da maquiagem, pois pintavam seus olhos a fim de que as pessoas evitassem olhá-los diretamente, serviam também para adornar e proteger do sol, bem como, curar infecções e impor  respeito . Em virtude disso, a maquiagem, nessa época, também exercia um símbolo político.

Ainda no Egito, a maquiagem torna-se parte da higiene diária e assume função de requinte. Começa então a maquiagem como ritual de beleza. É no antigo Egito, também, que vamos encontrar os primeiros testemunhos do uso de cosméticos.

Com a evolução…

do homem surgem às primeiras pinturas de guerras, mais tarde, na região da Mesopotâmia, surgem os primeiros produtos de maquiagem a base de carvão, henna e outros resíduos naturais. Já os Gregos, tinham mais preocupações com a saúde e a beleza do corpo do que com a maquiagem. Eles a usavam bastante, mas não como na Babilônia e no Egito.

Passando para Roma, dizia-se que Popeia Sabina, segunda esposa de  Nero, tinha a pele muito branca graças ao resultado de constantes banhos em leite de jumenta. Ela lançou moda e todas as romanas mais nobres eram dadas às máscaras noturnas: uma espécie de pasta obtida da mistura de ingredientes como farinha de favas, miolo de pão e leite de jumenta diluído para formar os cremes de beleza. Esta aparência translúcida foi imitada em misturas de giz, pasta de vinagre e claras de ovos durante muitas décadas.

Ao longo da história, vários povos criaram maneiras de corrigir imperfeições na pele, função atualmente resolvida com a base. Na Roma antiga, usavam giz para parecer mais brancos. Em 150 a. C. aproximadamente, o médico e filósofo romano Galeno propôs um creme à base de água, cera de abelha e azeite de oliva. Mais tarde, o óleo de amêndoas substituiu o azeite, nascia aí a base cremosa facial. E no Japão do século 17, o segredo era uma pesada massa feita de pó de arroz, chamada oshiroi.

 

História da maquiagem já na Roma antiga,

onde uma pasta gordurosa à base de cevada, chifre de veado, mel e salitre era usada como proteção para os lábios. Os egípcios aplicavam pigmentos extraídos de algas, iodo e bromo manitol. Algumas dessas substâncias eram tóxicas e causavam sérios problemas. Com os desenvolvimentos científicos, o ato de pintar os lábios tornou-se moda no século XVII, quando as pomadas coloridas tornaram-se mais acessíveis e seguras, dando origem, então, ao batom. Antes, no século XVI, a preocupação com higiene pessoal fora deixada de lado, o que ironicamente contribuiu para o crescimento do uso da maquiagem e dos perfumes.

 

Maquiagem e bruxaria

Olha só que curioso, no final do século XVIII, o Parlamento Inglês atribuiu às mulheres a mesma pena que era atribuída à quem praticava a bruxaria. O termo desobrigava os maridos de permanecerem casados, caso constatassem que suas mulheres usaram de adornos como maquiagem e perfumes para seduzir e induzi-los ao casamento. Veja o trecho a seguir:

“Todas as mulheres que à partir deste ato tirarem vantagem, seduzirem ou atraírem ao matrimônio qualquer súdito de Sua Majestade por meio de perfumes, pinturas, cosméticos, loções, dentes artificiais, cabelo falso, lã de Espanha, espartilhos de ferro, armação para saias, sapatos altos ou anquilhas, ficam sujeitas à penalidade da lei que agora entra em vigor contra a bruxaria e contravenções semelhantes e que o casamento, se condenadas, seja anulado…”

Que absurdo!!

 

Hoje em dia…

Atualmente a maquiagem é encontrada com muita facilidade em diversos comércios, com vários preços e uma

infinidade de cores, formatos, finalidades e texturas. Hoje em dia, tem como principal objetivo embelezar, no entanto, com a crescente preocupação com o cuidado da pele, a maquiagem também representa muito mais que apenas embelezamento superficial dos atributos físicos. Ela representa também o cuidado e proteção da pele e da saúde.

Nos 100 anos seguintes, Paris firmou-se como autoridade em moda, trazendo para o mundo da maquiagem um novo alento. Pode-se dizer que a popularização da moda aconteceu em 1892, com o lançamento da revista Vogue. Ela apresentava em seus primeiros números personalidades, como Gertrude Vanderbilt Whitney, vestindo suas próprias roupas. Quando Condé Nasta comprou a revista, em 1909, a publicação passou a ter um enfoque mais atraente, mostrando objetos do desejo para todas as mulheres.

Somente no século XX, com a história da maquiagem ficando no passado e com os avanços da indústria química fina, os cosméticos se tornaram produtos de uso geral. Em 1921, Paris é palco de uma verdadeira revolução na história do batom; é a primeira vez que um produto dessa categoria é embalado em um tubo e vendido em cartucho.

 

O sucesso é tanto,

que em 1930 os estojos de batom dominam o mercado americano, trazendo uma nova fase para o desenvolvimento destas formulações.

Já na década de 20, os estúdios de cinema utilizavam muito a maquiagem em suas produções como forma de modificação da aparência dos personagens. A partir de então, a maquiagem passa a ser de uso geral. Com a Segunda Guerra Mundial, o mundo e, junto com ele, as fábricas de cosméticos dão uma estacionada. Toda a energia se concentrava na produção de armas. Neste período, as mulheres mesmas preparavam seus produtos. Com o fim da guerra, nos anos 50, a maquiagem volta com tudo, com o estilo fake – pele pálida, lábios realçados e olhar delineado. Os anos 60 são o auge por atingir os jovens, fazendo com que a indústria se aprimorasse mais nas embalagens e estojos.

Na década de 70,

as cores de maquiagem tornaram-se populares, acompanhando as coleções da alta-costura francesa, italiana e inglesa. Cada lançamento de um grande costureiro, uma nova coleção de cores e formas para as roupas, era acompanhado de um tom de sombra específico para os olhos. Uma nova cor de boca… Fazendo assim, aumentar a diversidade de itens para maquiagem.

Dior, Chanel, Yves Saint Laurent e todos os grandes fabricantes ousavam e enchiam os olhos das mulheres de todo o mundo com suas criações cada vez mais tentadoras.

Além disso, na história da maquiagem, a década de 70 também foi marcada pela era Disco, trazendo a variedade, brilho e alegria nas cores.

Na década de 90, com o novo milênio batendo na porta, entram em cena fórmulas baseadas em tecnologia avançada. Cujo uso garante propriedades bem interessantes, não só para embelezar a aparência, mas,

para contribuírem na preservação da saúde, como proteção solar, umectação e controle do envelhecimento cutâneo.

Na sociedade ocidental, o uso de produtos de beleza ainda é um tabu entre os homens. Mas ele não tem nada a ver com feminilidade, masculinidade ou orientação sexual. Na história da maquiagem, os egípcios aplicavam kohl sem distinção de gênero. Mesmo atualmente, o kajal é adotado por árabes, para proteger os olhos e indianos, em festas, por exemplo.

 

Hoje existe um…

mercado para profissionais de estética que está em expansão, com vários cursos na área de correção e embelezamento facial. Desta forma, a facilidade de cuidar da pele enquanto se embeleza tem aumentado o consumo das maquiagens. Tem favorecido o lançamento de produtos diferenciados que também são responsáveis pela criação de novos hábitos de consumo. Incorporando a maquiagem ao  estilo próprio de cada um e ajudando a expressar sua personalidade.

 

Considerações finais 

A história da maquiagem ensina, cuide da sua beleza, hoje em dia a imagem pessoal conta muito. Uma maneira de você se sentir bem cuidada é usar a maquiagem diariamente. Sempre de acordo com cada ocasião em que você esteja.

No mercado, existe uma grande variedade de ótimas maquiagens. Com vários tons, tipos e efeitos, que ajudam a causar uma ótima impressão. Que valorizam a beleza individual e o jeito de cada um. Mas é claro, tenha cuidado ao escolher os produtos. Prefira os de boa qualidade e observe as indicações de uso, para não sofrer nenhum tipo de reação desagradável.

Tenha sempre em mãos um estojinho de maquiagem. Ele é um ótimo companheiro da beleza e vai melhorar sua aparência em qualquer situação!

 

E aí!!…, curta nosso blog, deixe abaixo seu comentário. Dê sua opinião e faça sugestões de assuntos que você gostaria de ver publicados aqui: